"O Teatro é o primeiro soro que o homem inventou para se proteger da doença da angústia"

Jean-Louis Barrault

Trilha Literária

TRILHANDO OS CONTOS DE FADAS

 


A Tribu di Arteiros, desde 2010, ano de formação, já experimentou diversas intervenções artísticas. A criação do projeto que chamamos Trilha Literária foi uma experiência muito encantadora. Já tendo percorrido feiras de livros em cidades do RS como: Montenegro, Ivoti, Presidente Lucena, Bom Princípio, Dois Irmãos, São Pedro da Serra, Linha Nova e foi tema da “Popinha”, página infantil do Jornal NH de Novo Hamburgo/RS em uma edição de 2012, com os personagens: Branca de Neve, Principe da Branca de Neve, Príncipe Cego da Rapunzel, Bruxa de João e Maria, Irmã gorda da Cinderela e Gato de Botas.
O projeto Trilha Literária, proporciona ao público em geral, especialmente para as crianças, o acesso a um mundo mágico de algumas histórias infantis, eleva o imaginário, pois nesta oportunidade tem contato direto com os personagens que criam vida e saem dos livros. Os personagens podem variar de acordo com a necessidade do evento. Porém, já estão no repertório do grupo os personagens:


 Confira abaixo as fotos da Trilha de Canoas 2016:




GATO DE BOTAS



JOÃO E MARIA




GRILO FALANTE



BRUXA (de João e Maria)


....................................................................................................................

 Confira abaixo as fotos da Trilha de Nova Petrópolis 2015:






.....................................................................................................



Vídeo "Trilhando os Contos de Fadas"






1. “Bruxa” de João e Maria.



2. “Príncipe Cego” da Rapunzel.



3. “Irmã gorda” da Cinderela.




4. “Branca de Neve e seu Príncipe”.


Estes personagens ficam separados em pontos estratégicos de acordo com o evento, assim, o público vai passando pelos pontos e ouvindo as versões dos personagens de cada história.


 

5. “Gato de Botas”. Este personagem é o guia deste roteiro, enquanto acompanha os grupos pelo percurso vai contando um pouco de sua história.






6. "Peter Pan".


7. "Grilo Falante" do Pinóquio.

8. "João e Maria".


Entre outras intervenções artísticas destacam-se principalmente em feiras de livros: pintura de rosto, escultura em balão, perna de pau e Sky Runner, malabarismo, pirofagia, sombras e estátua viva.

FICHA TÉCNICA

Espetáculo/Projeto: Trilha Literária.

Texto: Criado pelo grupo Tribu di Arteiros, a partir das histórias infantis: João e Maria, Rapunzel, Cinderela, Branca de Neve, Gato de Botas, Peter Pan e Pinóquio.

Direção e concepção: Rosmeri Lorenzon, atriz, diretora e professora de teatro graduada em teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Elenco:

Ø  John Becker, Diones Leidens,  Thaís Backes, Raquel Backes, Rosmeri Lorenzon e outros atores convidados (se necessário).

Maquiagem: Rosmeri Lorenzon e o grupo.

Duração: aproximadamente 5 min em cada personagem, todo o percurso varia de acordo com a distância entre os personagens.

Logística do percurso: o público é organizado por grupos, pelo personagem “Gato de Botas” ou uma pessoa da organização do evento, cada grupo é composto por 20 a 30 pessoas. Inicia-se o percurso pelo grupo passando pelos pontos onde se encontram os personagens que contam suas histórias. A saída do próximo grupo depende do tamanho do percurso que o evento disponibilizar.

 

É necessário ter quatro ou mais pontos disponíveis no evento para os personagens apresentarem suas histórias. Estes pontos podem estar dispostos em forma de trilha, labirinto, circuito, enfim, de acordo com as possibilidades do evento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário