"O Teatro é o primeiro soro que o homem inventou para se proteger da doença da angústia"

Jean-Louis Barrault

Remotê Controlê


 

O jornalista Antônio Hohlfedlt publicou na edição de hoje, dia 27 de novembro, do Jornal do Comércio sua crítica sobre o espetáculo Remotê Controlê, apresentado no sábado, dia 21, no Teatro do Sesc, durante a estreia do grupo em Porto Alegre. Ficamos muito felizes com este retorno na nossa primeira passagem pela capital gaúcha. Esperamos voltar em breve para novas apresentações.

Confira o texto no link abaixo:


Confira também reportagens de jornais locais e da região:






----------------------------------------------------------------

A Tribu Di Arteiros possui dois espetáculos:
"Remotê Controlê" que estreou em Setembro de 2013 e "Todos Por Uma Coisa Só", na estrada desde 2011 e já acumulou diversos prêmios em festivais de teatro.

REMOTÊ CONTROLÊ

DIREÇÃO: TRIBU DI ARTEIROS E RODRIGO AZEVEDO


          Com vontade de experimentar outras linguagens e ter um espetáculo que pode ser apresentado em espaços alternativos, o grupo Tribu Di Arteiros convidou o ator e diretor formado em teatro pela UERGS, Rodrigo Azevedo, para dirigir o novo espetáculo do grupo, intitulado Remotê Controlê que traz Rosmeri Lorenzon e John Becker no elenco, Thaís Backes como assistente de direção e produção, Juliano Rangel no prólogo, na iluminação Diones Leidens e Raquel Backes como sonoplasta e produção geral.
       Os personagens desta história surgiram em 2010, como “Mestres de Cerimônias” e foram se moldando a cada nova aparição. Num número cênico que envolvia o público, o “personagem Beiço” controlava a “personagem boneca” por um controle remoto, mostrando seus mais diversos comandos e interagindo diretamente com a plateia. É um trabalho com uma pesquisa contínua do universo clownesco, sendo na rua, em intervenção, em oficina ou investigação do grupo em sala. Este espetáculo segue em pesquisa, envolvendo todos os atores do grupo. Remotê Controlê participou de cinco Festivais de teatro, como parte do processo de montagem e experimento e recebeu diversas indicações e premiações: Prêmio Especial do Júri em Gravataí/RS (2013); Melhor Atriz e Melhor Caracterização em Osório/RS (2013); Melhor Atriz em Itaqui/RS (2014); Segundo Melhor Espetáculo e Melhor Atriz no Festival de Arroio dos Ratos (2014); Melhor Espetáculo, Melhor Atriz, Melhor ator, Melhor Direção e Melhor Iluminação em Três Coroas/RS (2014). Foi selecionado para o 3º Encontro Internacional de Palhaços da Coxilha em Santa Maria/UFSM, em novembro de 2014.



SINOPSE do Remotê Controlê
A solidão acompanha o personagem Beiço em sua trajetória diária. Ele vive o momento presente com intensidade. Surge em seu caminho uma grande surpresa, que transforma por alguns momentos a rotina deste alegre-melancólico-solitário.
O espetáculo reflete assuntos pertinentes de nossa atualidade, a incomunicabilidade, o poder, o individualismo tendo o “eu” como importância máxima.  Por alguns momentos, o protagonista vive profundas e envolventes situações, esquecendo-se de sua melancolia. Remotê Controlê é apresentado de uma forma simples e cômica, convidando o expectador a reviver, com o palhaço Beiço, o eterno retorno a infância, onde tudo é possível e sonhar é permitido.
FICHA TÉCNICA
Espetáculo: Remotê Controlê
Roteiro: O grupo
Direção e concepção: Rodrigo Azevedo, ator, diretor e professor graduado em teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS.
Elenco:
Ø  John Becker, Rosmeri Lorenzon e Juliano Rangel
Trilha sonora composta: Josué Flach
Maquiagem: John Becker e Rosmeri Lorenzon
Produção e cabelo: Raquel Backes
Iluminador: Diones Leidens
Duração: Aproximadamente 55min


 Currículo do Diretor: 
 Rodrigo Azevedo é ator, diretor e professor de Teatro. Graduado em Teatro: Licenciatura na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs e Pós Graduando em Arte e Educação pela UNIASSELVI – Capão da Canoa.
Como ator Rodrigo Azevedo possui em seu currículo três prêmios de ator em festivais de teatro pelo estado, Entre seus trabalhos destacam-se: “Dom Casmurro” e “A Farsa do panelada” direção de Viviane Dutra (2012\2010); “O Jardim das Cerejeiras”, direção Tatiana Cardoso (2012); “Pequenos Fatos – a vida real pode ser fantástica” e “Fantoches”, ambos sob direção de Gustavo Dienstmann (2011); “Melodrama” direção de Jezebel de Carli e Marcelo Adams, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” direção de Viviane Dutra (2008); “O Moço que casou com Mulher Braba”, direção coletiva (2007), “A Bicicleta do condenado” direção de Daniela Proença (2013), entre outros.
Como diretor possui em seu currículo sete prêmios e destacam-se algumas montagens: “Alice” (2014), “Grease: Sejam Todos bem vindos ao mundo de Rydel” (2013), “Maldito coração” (2013), “Remotê Controlê” (2013), “EAIREALEZA” (2012), “O Fantástico pescador da boa esperança” (2012), “O Orfanato da Rua 15” (2011), “A vida tem a cor que você pinta” (2010), “A lenda da cobra grande” (2010), “A Patinha feia” (2009), “O juiz de paz na roça” (2009), “O moço que casou com mulher braba” (2008) entre outros.
Como professor leciona há seis anos como projeto extracurricular na Escola Estadual de Educação Básica Lourenço Leon Von Langendonck da cidade de Maquiné, A seis anos na APAE da cidade de Três Cachoeiras. Atualmente é professor de Artes-Teatro no município da cidade de Capão da Canoa, além de integrar outros projetos nas cidades de Porto Alegre, Rolante, Morro Reuter e Osório.



Galeria de fotos do espetáculo






Fotos Fransisco Gick

--------------------------------------------------------------

 


  

 


 









-----------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário