"O Teatro é o primeiro soro que o homem inventou para se proteger da doença da angústia"

Jean-Louis Barrault

Treinamento



Tribu em treinamento

 


“O território do “treinar” é muito mais amplo que espaço-tempo destinado à realização de exercícios. O “treinar” se configura muito mais com uma postura ética na relação com o corpo, com o espaço, com as relações sociais, com suas próprias singularidades. Um atuador deve estar em constante treinamento ou, em outras palavras: um performador deve estar na busca constante de fissurar seus limites de ação procurando uma potência possível de expressão, seja em uma sala de trabalho, seja no ensaio de um espetáculo, seja dentro do próprio espetáculo.” Renato Ferracini (Grupo Lume)


                                                                            


O grupo Tribu di Arteiros possui encontros práticos semanais nos quais são trabalhadas diversas energias corporais. O grupo ainda não possui uma linha exata de treinamento, porém se utiliza das vivências dos componentes do grupo para a experimentação semanal. Sua principal referência é a Universidade-UERGS, na qual quatro atores do grupo são graduandos e atriz e diretora  Rosmeri já é graduada desde 2009.


A Tribu diversifica seus treinamentos físicos baseados em estudos dos teóricos como Eugênio Barba, Stanislavski, Gotowski, Ariane Mnouchkine, Jaques Lecoq entre muitos outros. Muitos grupos de teatro brasileiros também inspiram o trabalho da Tribu e são referências, entre eles destacam-se: grupo Galpão de Minas Gerais, Grupo Barracão de Campinas, Grupo Lume de Campinas, grupo Santa Estação de Porto Alegre...


Estes estudos rigorosos permitem ao grupo conhecer melhor suas potências corporais, bem como sua utilização na cena e num espetáculo.


Seguem fotos do treinamento com pneu que deu origem a muitas cenas do espetáculo Todos por uma coisa só:















Nenhum comentário:

Postar um comentário