"O Teatro é o primeiro soro que o homem inventou para se proteger da doença da angústia"

Jean-Louis Barrault

Oficina de Clown


Muita gente quer ser clown, poucos ambicionam ser engraçados. Isso é um problema. O trabalho de um clown (palhaço) é fazer o público se esborrachar de rir. Como encontrar seu clown? Quando o riso explode, o clown não está longe. Quando o riso vai morrendo, o clown foi embora. Onde está o meu clown? Ele nasce no riso, vive perto do riso, morre ao lado do riso! Qual a diferença entre um clown e um ator cômico? Um provoca o riso quando quer. O outro quando não esperava. Fazer rir por acaso, depois se divertir com o acaso que provocou o riso... eis o trabalho do clown. (Philippe Gaulier)

Uma nova imersão ao fascinante universo clownesco já tem data marcada. Nos dias 23 e 24 de julho, a Tribu di Arteiros, em parceria com o palhaço Gilberth Diniz, promoverá a segunda edição da Oficina de Clown em seu Galpão.

Nesta nova edição, o principal objetivo da oficina é proporcionar aos participantes que fizeram a 1ª edição um reencontro com a experiência da primeira vivência, propiciando, por meio disso, uma evolução em diversos aspectos. Já para os participantes que não estiveram na primeira edição, a oficina possibilitará um encontro com esta experiência fantástica e transformadora do clown.

Um dos objetivos desta oficina é possibilitar aos participantes descobrir o próprio clown e o prazer do jogo, reconectando-os com a inocência, a liberdade de ser quem se é: perfeitos em nossas imperfeições e belos em nossa ingenuidade.

A Oficina de Clown se constitui em uma experiência incrível para todos os participantes, gerando o impulso que nos deixa entusiasmados, pois esta proposta requer um mergulho ao mundo do “brincar”, com uso do nariz vermelho, que suscita outras virtudes e revela o rosto do aluno, seu corpo, seus sonhos, suas besteiras, sua timidez (ou arrogância).

Pesquisar seu próprio clown reside na liberdade de poder ser você mesmo e de fazer rir aos outros, de aceitar a sua própria verdade. A criança que reside em cada um de nós, que cresceu e que a sociedade não permite mostrar, é permitida em cena melhor que na vida.

50% jogo + 50% liberdade= 100% clown

Programação:
Ao todo, serão 9 horas de oficina, divididas em 4h30 em cada dia. Durante a oficina os participantes vivenciarão atividades envolvendo: jogos e improvisações; relação com a “menor máscara do mundo”; relação com o público; atuação do palhaço no teatro, na rua e no hospital; a busca do seu clown pessoal; maquiagem; figurino; e adereços. Nesta segunda edição, um dos objetivos da oficina também será a criação de números originais para apresentação.

Ministrante:
Gilberth Diniz é ator, palhaço, diretor e preparador de atores. Diretor/fundador do NPD – Núcleo de Pesquisa Teatral BH/MG. Curso de formação de atores pelo TEPA/RS. Participou do treinamento técnico sobre a utilização das energias corporais de Arthur Lessac e a Antropologia Teatral de Eugenio Barba com Daniela Carmona. Arquitetura da improvisação com Jeremy James (Theatre Du soleil) Formação na École Philippe Gaulier (Paris, 2005/06), Mimo Corporal, método Etienne Decroux, com Thomas Leabhart (Paris, 2010) Oficina Abre-Alas LUME Porto Alegre/RS e Belo Horizonte/MG , convidado como debatedor no terceiro clown encuentro Bogotá/Colômbia, Comedia física com Hilary Chaplain Nova York/USA, Escola de clown de Barcelona (Barcelona/ ES 2010), premio bolsa residência artística (FUNARTE) Curso de Aperfeiçoamento LUME/Unicamp, da Energia a Ação e O Ator e a Construção Cênica com Naomi Silman, Clown e o sentido cômico do corpo com Ricardo Puccetti, HADO com Mari Kazue (Paris), Clown com Daniela Carmona(PoA), Rodrigo Roblenõ (Cirque Du Soleil), Ana Luisa (As Marias da Graça/RJ), Jos Houben (Paris/FR), Mike Banfhather (Paris/FR), Construção e Utilização de Mascaras com Márcia Torquato(BH/MG) e Tiche Vianna (Barracão de Teatro), Participou do projeto do grupo Inglês Zecora Ura Hotel Medeia de Meia noite ao Amanhecer: Oficinão do Galpão, entre outros.
Coordena os Projetos Clínica do Riso e o Projeto Social Talentos de Betim e o projeto Brinquedoteca. Desde 1994 participa como jurado, palestrante, oficineiro e preparador técnico em espaços regionais e nacionais em escolas, universidades, festivais e grupos de teatro.
Diretor/fundador da Cia Teatral Nós_Outros. Entre seus trabalhos, destacam-se as atuações em "Bakas", "Vidas Secas", "Dom Clownxote", "Primeiro Amor" e a direção em "Édipo Rei", "A Farsa do Advogado Pathelin", "A Farsa da Princesa Engasgada" e "Olhos D’água".

Local da Oficina:
A oficina será realizada em Morro Reuter/RS, no Galpão da Tribu Di Arteiros.

Número de participantes:
Ao todo, disponibilizaremos 20 vagas.

Horários:
Dia 23/07- Início às 14h e término às 18h30min
Dia 24/07- Início às 9h e término às 13h30min

Investimento:
Valor da Oficina: R$120,00.

Para fazer a sua inscrição, o participante deverá enviar e-mail com breve currículo para tribudiarteiros@hotmail.com, colocando no assunto “Oficina de Clown”.

Formas de pagamento:
Após o envio do currículo, enviaremos a conta para o depósito de 50% do valor no ato da inscrição. O comprovante de pagamento deverá ser enviado para finalizar sua inscrição e garantir sua vaga. O restante do pagamento poderá ser feito no dia da oficina.

Alojamento:
Para promover uma maior integração aos participantes e facilitar a vinda de quem reside em outras localidades, estaremos disponibilizando um alojamento.

Valor do alojamento: R$50,00 (nele está incluído janta de sábado e café da manhã de domingo)

Pagamento: Para garantir sua vaga no alojamento, é necessário fazer o depósito de 50% do valor no ato da inscrição também.

Inscrição:
As inscrições para a Oficina de Clown estarão abertas até o dia 15 de julho, sendo que as vagas disponibilizadas serão preenchidas conforme ordem de inscrição efetivada.

Certificado:
Os participantes receberão certificado de participação no final da oficina.






Segue abaixo fotos da oficina realizada no ano passado:































Nenhum comentário:

Postar um comentário