"O Teatro é o primeiro soro que o homem inventou para se proteger da doença da angústia"

Jean-Louis Barrault

Curso Intensivo

Turma do Curso intensivo em Três Coroas/RS





CURSO INTENSIVO DE TEATRO: TREINAMENTO FOCADO NO TRABALHO DO ATOR, DIVIDIDO EM DOIS MÓDULOS

Com Rosmeri Lorenzon


A princípio, o ator é como uma criança aprendendo a andar e se mover... Nosso uso social do corpo é necessariamente um produto de uma cultura: o corpo foi aculturado e colonizado. Ele conhece somente os usos e as perspectivas para os quais foi educado. A fim de encontrar outros ele deve distanciar-se de seus modelos.” Eugênio Barba


O curso pretende estender ao público participante o fazer teatral do grupo Tribu di Arteiros. Será ministrado pela atriz e diretora do grupo, Rosmeri Lorenzon, graduada em Teatro pela UERGS, com larga experiência em teatro e com diversos profissionais.
A Tribu tem sua sede em Morro Reuter, e, ao perceber a carência de cursos intensivos descentralizados, que visam instigar novos talentos a buscar a profissionalismo na área do teatro, decide proporcionar, um curso intensivo, com aprofundamento no trabalho do ator.
1. MINISTRANTE:
Rosmeri Lorenzon é atriz, diretora e professora de teatro, Graduada em Teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul- UERGS. Currículo disponível no Blog.
2. JUSTIFICATIVA:
A capital do estado, Porto Alegre, está recheada de cursos com profissionais da área, porém o interior está carente de cursos intensivos com aprofundamentos no trabalho teatral. Logo, o grupo Tribu Di Arteiros, que também é do interior, pretende, através de Rosmeri, descentralizar e proporcionar o acesso ao trabalho do ator.
O trabalho deste curso promoverá o encontro dos participantes com o fazer teatral em diversos experimentos, bem como com o treinamento físico do ator, exercitando corpo e mente. Pretende-se estimular a criatividade, a experimentação e inúmeras descobertas. Este trabalho, ainda, terá o objetivo de auxiliar na formação de plateia. Todos os participantes receberão um certificado ao final de cada módulo, o que poderá auxiliar ou iniciar um currículo artístico de cada ator- estudante de teatro.
3. PROGRAMA:
O Curso será norteado pela experiência da ministrante, bem como de suas referências ao longo de sua carreira de mais de dez anos. Seu currículo provém da Universidade, da coordenação e direção do grupo Tribu Di Arteiros e de inúmeros cursos com profissionais renomados da área teatral.
Este Curso Intensivo será em dois módulos. No Módulo 1, que terá início dia 26 de março de 2015, serão trabalhados exercícios focados no trabalho físico e intelectual do ator, proporcionando ao aluno participante um conhecimento maior de seu próprio corpo e as diversas possibilidades teatrais. Já o Módulo 2, tem como objetivo, resgatar um pouco do trabalho do módulo 1 e usá-lo como base para a montagem de um espetáculo com os alunos participantes.
Módulo 1- de março à Julho:
- Jogos de desinibição e integração;
- Treinamentos focados no trabalho do ator;
- Exercícios de equilíbrio e confiança;
- Exercícios individuais e em grupo;
- Improvisação;
Módulo 2- de agosto à dezembro:
- Jogos e treinamentos (continuação do que foi trabalhado)
- Montagem de um espetáculo
- Apresentação do espetáculo

4. OBJETIVOS
- Despertar consciência corporal e a criatividade.
- Acionar o espírito de grupo.
- Perceber as dificuldades e facilidades cênicas.
- Potencializar o indivíduo artista.
- Incentivar o ingresso na carreira de ator.
- Permitir ao participante experimentar o jogo cênico.
- Promover a troca entre participantes.
- Experimentar possibilidades cênicas.
- Incentivar a formação de plateia.
- Apresentar um trabalho de qualidade desenvolvido nos dois módulos.


5. DESCRIÇÃO DA AÇÃO OU METODOLOGIA
A proposta é de caráter prático e com possíveis leituras focadas no trabalho a ser desenvolvido. Através de exercícios, será possível ao participante desenvolver e expor sua criatividade e suas potencialidades. As aulas acontecerão nas quintas-feiras à noite, das 20h às 22h, no Centro de Cultura de Três Coroas.
6. PÚBLICO ALVO
O curso será destinado a qualquer pessoa com ou sem experiência em teatro, acima de 16 anos (salvo exceções), que queira buscar aprofundamento maior em teatro. Serão disponibilizadas 20 vagas.
7. TEMPO DE DURAÇÃO
Cada módulo terá duração de 4 meses, sendo 8 meses de curso intensivo. As aulas terão 2 horas de duração em um encontro semanal. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar momentos de muita troca e descoberta
  • Não será possível fazer apenas um dos módulos, é disponível apenas o curso completo, pois um módulo complementa o outro. Somente receberá o certificado, quem tiver 90% de presença nas aulas durante todo o curso.
  • O curso já iniciou e as vagas estão preenchidas
  • Dúvidas e maiores informações para formação de turma :
telefone: 51- 98374719 (Rosmeri)

Apoio: 







Nenhum comentário:

Postar um comentário